Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

MISCELÂNEA

A primeira xícara...

Ensei Neto

Por natureza, somos supersticiosos.
O calendário, por exemplo, é uma invenção genial, pois nos permite pensar em tudo aquilo que não pudemos ou deixamos de fazer no ano que passou e que pode ser feito no ano novo. O que seria uma simples convenção temporal, sincronizada com o tempo que nosso planeta leva para cumprir sua órbita em torno do Rei Sol, passa a ser uma nova oportunidade, como se  fosse um caderno que  ainda estivesse com suas folhas imaculadamente sem qualquer escrita.

 Ipês em flor. Aquarela. Artista desconhecido.

Ipês em flor. Aquarela. Artista desconhecido.

Muita gente procura acertar todas as suas pendências nos últimos dias do ano, ganhando, dessa forma, a perspectiva de começar o novo sem qualquer resquício com o passado.
Se o ano foi particularmente sofrido, a contagem regressiva chega a ser angustiante para muitos, que gostariam muito que a chegada do primeiro dia do novo ano, que acena com gestos de esperança, pudesse se antecipar...
O ritual de passagem de ano é clássico: vestir roupas brancas (ou, ao menos, uma peça), comer lentilhas ou romãs (que simbolizam fartura e dinheiro no bolso), estourar o espumante no exato momento em que a contagem regressiva chegar à meia noite do primeiro dia do novo ano em sincronia com o festival de fogos de artifício que ilumina magicamente o céu. E caso você esteja na praia, pular sete ondas é infalível!

 Folhas de louro, que simbolizam fartura no porta notas...

Folhas de louro, que simbolizam fartura no porta notas...

Quando criança, acordávamos cedo no dia primeiro de janeiro para ir até uma tia que recebia a todos com notas de dinheiro, ficando as mais graúdas para os primeiros. Obviamente era um artifício muito eficiente para fazer a molecada acordar cedo no “Dia Mundial da Preguiça”...

Um ritual que também tinha o significado de prosperidade (sinônimo de “dinheiro no bolso”) era o de ganhar folhas de louro e guardar na carteira, assim como nota de um dólar americano. Bem, com esta última, já era dinheiro mesmo!
Assim, as primeiras atividades do ano ou as resoluções de ano novo funcionam, para quem acredita ou faz automaticamente, como um indicativo de como serão os outros 364 ou 365 dias, como neste ano que é bissexto: mudanças, renovação ou, simplesmente, tentativas...

Desencane. Vale a pena relaxar e procurar fazer as coisas com prazer.
Na verdade, o importante é fazer de cada momento um momento único, aproveitando ao máximo do que ele pode lhe proporcionar.
or isso, que canecas com excelentes cafés, bem como tudo o que você escolher em cada momento deste 2016, sejam prenúncio de um ano de muito prazer!

 Café supimpa numa caneca supimpa da Academia do Café, BH, MG.

Café supimpa numa caneca supimpa da Academia do Café, BH, MG.