Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

HISTORIA

Renovar para permanecer…

Thiago Sousa

Porto de Santos é o maior porto do Brasil pelo movimento e diversidade de mercadorias que passam pelas suas docas.

O chamado “Miolo” do Centro Velho de Santos, onde fica  a maior parte das casas de comércio de café, tem nas ruas XV de Novembro, retratada nesta foto, Frei Gaspar e do Comércio como referência. É certo que a pauta de exportação do Brasil se diversificou com outros produtos agrícolas, industrializados e minérios, mas a referência para Santos ainda é o café, que foi sua origem.

Para se ter uma idéia, nesta foto onde vemos o trecho final da famosíssima Rua XV de Novembro, aos conhecedores, estão instaladas empresas que juntas exportam próximo de 9 milhões de sacas de café (!!!) por ano, mais que o dobro, por exemplo, do que produz a Guatemala.

Um dos grandes méritos das empresas instaladas nessa região, e aqui vale a pena mencionar o papel desempenhado pela veneranda ACS – Associação Comercial de Santos, foi o de manter muito da arquitetura original dos prédios, muitos deles seculares.

Ponto obrigatório para visitas é o atual Museu do Café, no belíssimo prédio onde funcionava anteriormente a Bolsa de Café.

Um grupo de trabalho foi formado para cuidar desse incrível pratrimônio histórico e cultural, restaurando centímetro por centímetro, revitalizando móveis e os impressionantes vitrais que podem ser vistos em quase todas as janelas. Observe nesta foto o Brasão do Brasil e os vidros trabalhados de cada célula da porta de entrada do Museu.

Uma das iniciativas vitoriosas do grupo que administra o Museu foi a instalação da Cafeteria do Museu, que inclusive faz a torra no local. A cafeteria possui uma variada oferta de cafés, além do blend do dia. Surpresa foi encontrar uma versão doChapadão de Ferro como um dos cafés diferenciados.

Segundo o Companheiro de Viagem Eduardo “Duda” Carvalhaes, ativo participante do grupo gestor, existe um programa formal de treinamento dos baristas e que vem gerando grande movimentação de jovens carentes, que acabam sendo, após passagem pela Cafeteria do Museu, pinçados por outras empresas do mercado. Belo projeto, não?!

912_Bikkini_lounge.JPG

A revitalização do Centro Velho de Santos tem apoio da ACS – Associação Comercial de Santos, pois sua diretoria entende que atraindo jovens em busca de entretenimento diferenciado e de qualidade, cria-se um círculo virtuoso, gerando novos projetos e, assim, valorizando toda a região. Até há pouco tempo o cais sempre teve sua imagem no período da noite ligada à prostituição e o alto risco.

Projetos como o Bikkini Barista que envolve diferentes ambientes que oferecem serviços para quase o dia todo, como cafeteria e restaurante, além do badalado Lounge que “bomba” nos finais de semana, atraem inclusive gente de São Paulo. Veja nesta foto a parede de LEDs que fica noLounge… impressionante, não?

Restaurantes e bares com ótimo ambiente e serviços (ah, não deixe de experimentar o prato de resistência em Santos:Meca Grelhada!) dão o ar da graça durante o dia, mas assim que a Lua passa a dominar o firmamento, é hora de agito em casa como o belo espaço da Typographia Brasil. Música brasileira, samba de primeira.

Por outro lado, voltando ao comércio de café, existem além das casas exportadoras diversas empresas de serviços de suporte como laboratórios, despachantes e armazéns, num ambiente de alta tecnologia.

Vale uma visita a Santos para conhecer mais sobre a História dos Cafés do Brasil e toda a impressionante cadeia em que o café está estruturada. Por certo, apenas com visão de cadeia pode-se ter maior compreensão da lógica desse mercado e, aí, encontrar muitas e boas oportunidades.