Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

CIÊNCIA

Farinha de café ou como tornar a casca de café comestível

Thiago Sousa

O Cafeeiro é uma árvore perene, que começa a produzir frutas a partir da sua mais tenra idade, por volta dos 3 a 4 anos a depender do local de plantio, e podendo prosseguir nessa toada por mais de um século!

Sua fruta, que tem ciclo tipicamente anual, que respeita a clássica tríade Primavera (quando as flores se abrem e uma vez fecundadas dão origem à frutinha), Verão (quando esse fruta ganha em tamanho e substância) e Outono (quando é chegado o momento de sua colheita, uma vez madura). E da fruta, o que queremos são as sementes, que uma vez torradas e moídas dão origem à uma das bebidas da moda mais duradoura: o Café!

E, se para preparar a bebida usa-se apenas as sementes, para onde vão as cascas?

Ricas em alguns minerais, principalmente o Potássio, fundamental para que a planta tenha um bom desempenho na formação dos açúcares nas sementes, além de fibras… sim, muita celulose!

Portanto, como Adubo Natural, a Casca da Fruta do Cafeeiro pode ser muito útil na lavoura, melhorando inclusive o teor de Matéria Orgânica. Infelizmente, a outra alternativa é tida como um estímulo à fraude no Café Torrado & Moído, quando a Casca é torrada junto com sementes de baixa qualidade. É base de um horripilante blend de Cafés de embalagem Almofada, justamente os do segmento mais competitivo, destinado aos consumidores mais sensíveis aos preços. O problema maior é que a Casca Externa, dependendo dos tratos que o produtor dispensou à lavoura, pode ser um depositário de sais empregados em pulverizações, assim como inseticidas e fungicidas, tornando-se, nessa fraude, também um veículo de alto risco para a saúde das pessoas que o consumirem.

A Polpa, que é uma camada líquida que fica entre a casca externa, como a da foto acima, e as sementes, é rica em açúcares, minerais e, naturalmente, em água, tão logo a fruta fique madura. Nesse momento podem ocorrer as chamadas Reações Enzimáticas, que é um processo de fermentação natural, e que, caso não seja atropelada por uma indesejável Fermentação Acética (que é a do Vinagre), podem produzir uma extensa gama de Aromas e Sabores que enriquecem a bebida!

De vez em quando surgem inventores de idéias e conceitos mirabolantes, tentando transformar resíduos e outros materiais problemáticos em produtos de saudáveis e que, de quebra, podem ser uma fonte de renda alternativa nas fazendas e sítios de café. E foi com essa visão que foi criado o produto conceito COFFEE FLOUR ou FARINHA DE CAFÉ!

Esse produto está sendo divulgado através de seu website www.coffeeflour.com, com um vídeo em animação para sua introdução, além de outras informações como onde já está sendo operacionalizado o projeto junto aos cafeicultores, como pode ser visto no quadro ao lado. A impressão que se tem é a de que se trata de uma startup, mas cheia de mistérios…

Pela descrição do processo, dá para entender que estão utilizando a Casca Externa da Fruta juntamente com a Polpa. Há uma questão básica, que é o fato de que a Polpa é constituída em sua maior parte por água, o que por si só já complica o processamento, tornando a Casca vulnerável a muitos tipos de contaminações por leveduras, fungos e até bactérias. Se fizerem a lavagem da Casca, lembrando que ela pode vir da lavoura com microorganismos que podem ser benéficos ou nem tanto, grande parte do açúcar da Polpa se perderá, a não ser que seja recomposto.

No website existem 3 vídeos, dois dos quais mostram como esse projeto pode ajudar na melhoria de vida dos pequenos produtores de café, enquanto que o terceiro é um testemunho de um Chef que está empregando essa Farinha de Café para preparar Pastas. O aspecto da Pasta, bastante escuro, denota que essa Farinha está mais para um pó de Casca do que uma similar a de Trigo, por exemplo.

Por uma questão de bom senso, empregar a Casca Externa como Adubo nas lavouras parece mais eficiente e pragmático, pois há que se levar em consideração o intenso ataque de Broca na Colômbia e América Central, além da temida Ferrugem, que obriga o uso de fungicidas potentes. Para o combate desses dois grandes problemas dos cafeicultores, o uso de pesticidas e outros produtos podem comprometer o uso da Casca Externa.

Tentar novas alternativas é sempre bom.

Vale a pena saber mais sobre essa Farinha de Café e seus desdobramentos.

Agradeço à Companheira de Viagem Noemi Cawabata pela “dica”.