Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

CURSOS & TREINAMENTO

Agenda para São Paulo: Chamada para mestres de torra e degustadores!

Thiago Sousa

O ano está avançando e nossa Agenda de Cursos para São Paulo está pronta para os meses de Maioe Junho.

Confira abaixo:

No final de maio, iniciando no dia 31, teremos oCurso Ciência da Torra do Café em sua Turma 5.

Este é um curso voltado para o aprimoramento de técnicas de Torra Artesanal, particularmente empregada para os Cafés Especiais, tem como público alvo Mestres de Torra com experiência e também profissionais iniciantes, que tenham passado, preferencialmente, pelo Curso de Torra Industrial.

O que diferencia uma Torra Industrial de uma Artesanal é a escala, muitas vezes maior na primeira em relação a segunda. E por isso mesmo, as respostas de cada uma são bastante distintas, merecendo, portanto, tratamentos e abordagens específicas. A base científica é a mesma, abrangendo os Princípios da Termodinâmica, Bioquímica e Físico-Química, principalmente.

Gostaria de abrir um comentário aqui: em 1999 treinei os primeiros Mestres de Torra de uma franquia canadensede Bakery Café que estava iniciando operação no Brasil, a Country Style, projeto doCompanheiro de Viagem Rodolfo Zabisky, um visionário. Rodolfo, que hoje atua com muito brilho na área de comunicação corporativa para o mercado acionário, aceitou uma proposta inovadora que havia feito para a abertura das cafeterias dessa rede: ter 2 tipos de cafés com personalidades diferentes, torrados cada um com um Curva específica, respeitando seus perfis de açúcares. É a tese que empregamos ainda hoje para definir os perfis de torra para cada lote de café.

Como sempre digo: açúcar é tudo para o café, desde seu momento de fruto até o processo de torra!

Neste curso procuramos fazer com que cada Mestre de Torra aprenda a criar um raciocínio lógicopara a construção de um perfil de torra, independente do equipamento que tenha à disposição em seu local de trabalho. O que importa é formar o piloto; apenas mexer na máquina é para mecânicos.

Curso Avançado de Avaliação Sensorial de Caféabre inscrições para sua Turma 15, sempre muito procurado por profissionais do café e de outros segmentos da indústria de bebidas e alimentos, além dos simplesmente apaixonados por uma boa xícara de café. Seu conteúdo equilibra harmoniosamentefundamentação científicaexercícios testes,fazendo com que até pessoas que nunca provaram café profissionalmente, ao final do curso aprendam a correlacionar os principais atributos avaliados como tarimbados profissionais. A Metodologia SCAA –Specialty Coffee Association of America para avaliação de café tem como referência a chamadaDesconstrução dos Aromas e Sabores da bebida.

De forma inovadora, os Sabores Básicos são trabalhados separadamente, inclusive o Umami,considerado o Quinto Sabor Básico, que é encontrado em raros cafés. Naturalmente, existe a oportunidade de provar cafés que apresentam todos esses e outros sabores também!

O conteúdo desses cursos, que venho realizando nas instalações do CPC – Centro de Preparação de Café do Sindicafé de São Paulo, passam por evolução constante, sempre incorporando novidades nos fundamentos teóricos e, também, nos exercícios e testes.

As vagas são limitadas e todas as informações podem ser obtidas com a Adriana ou Marília através do telefone 11-3258-7443 e pelo email cpcsp@sindicafesp.com.br .