Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

MERCADO

Onde está a cápsula que estava aqui?

Ensei Uejo Neto

Espresso, Porta Filtro. Foto: Ensei Neto/Arquivo Pessoal.

O serviço de Espresso sempre exerceu um grande fascínio nas pessoas pela história que envolve cada xícara preparada. A Escola Italiana, que originou este serviço que ainda é símbolo das cafeterias, prega que um excelente espresso é resultado dos chamados 4M: Miscela (blend), Macinato (moagem), Macchina (máquina de espresso), e Mano (o barista e sua habilidade).

São exatos 7g de café moído para se obter uma bela xícara de 30 ml de espresso após 25s a 30s.
Essa rapidez na extração é devida à pressão de 9 bar (ou atmosferas, ou seja, 9 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar), efetivamente fazendo uma contração do tempo.

A gigante suíça Nestlé criou suas cápsulas de café em 1976 como uma solução para pessoas que apreciam a bebida com o charme do espresso e gostariam de ter acesso a diferentes origens de forma muito prática.
Dessa forma, estabeleceu um novo segmento no mercado de café com sua hoje super importante divisão Nespresso, cujo principal mote sempre foi a de entregar experiências sensoriais marcantes e inesquecíveis.

Cápsula Nespresso. Foto: Ensei Neto/Arquivo Pessoal.

 

No início de setembro, a também suíça Migros Delica AG, que tem aliança com a Café Royal, lançou a impressionante CoffeeB ou Coffee Ball (Esfera de Café), que é utilizada em sistema similar ao de cápsula, porém sem a cápsula.

Parece confuso?

O time de pesquisa e inovação das duas empresas trabalhou para que fosse possível criar um produto que dispensasse qualquer tipo de invólucro que envolvesse manufatura industrial e, também, extraísse um café de excelente qualidade.
Trata-se de uma esfera de pó de café torrado compactado coberto por uma película protetora à oxidação, cujas especificações de blend ficam inscritas a laser, num resultado esteticamente minimalista e elegante.

 

Estão disponíveis diversos blends com diferentes intensidades de sabor, em escala equivalente à criada pela Nespresso, incluindo versão descafeinada, em sua maioria com as principais certificações de processos produtivos como Rainforest e Orgânico.

Para compor o conjunto, desenvolveu-se uma cafeteira de belo design, Globe, que extrai o café de acordo com a opção de volume selecionada. Ao final, a esfera de café torna-se pronta para ser utilizada, por exemplo, em jardins ou vasos como base de compostagem, solução perfeitamente ecológica.

 Por enquanto é vendida apenas na Suiça e França, tendo a Alemanha como o próximo país a comercializar tanto o CoffeeB quanto a cafeteira CoffeeB Globe, que custam a partir de U$4,60 e U$150, respectivamente.

 Isso posto, é demonstração que o mercado de café continua vigoroso e pleno de inovação.

Resta conferir o resultado sensorial e como será seu desempenho no mercado.