Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

SENSORIAL

Graves e agudos

Ensei Neto

Frutas maduras.   

Frutas maduras. 

 

Sou músico. Tive uma banda de rock progressivo na década de 70 e, depois, um trio de jazz. 
A formação musical ajuda muito na compreensão de alguns estudos e fenômenos, principalmente porque também cursei Arranjo e Composição.
Na Natureza as coisas acontecem em cadeia e, muitas vezes, simultaneamente, de forma que aprender a pensar como numa peça musical com diversos instrumentos sincronizados, facilita muito.

A música faz parte do meu dia a dia e poder ouvir a qualquer momento é ótimo. Nesse ponto, os fones de ouvido são grandes companheiros!
Naturalmente, com o tempo você se torna mais sensível à qualidade da reprodução sonora,  mais atento aos registros e ao chamado equilíbrio sonoro, seja num fone de ouvido ou numa boa caixa acústica.
Os sons mais graves correspondem às ondas sonoras de baixa frequência e, por isso, de grande amplitude. Isso significa que simplesmente "se esparramam" pelo ambiente. Já os sons agudos são direcionais, isto é, para ouvir com melhor definição, tem de estar alinhados conosco, pois são de alta frequência e, consequentemente, pequena amplitude.

Há um paralelo muito interessante entre o som e os sabores.
O sabor Doce, o mais importante gosto ou sabor básico, tem comportamento que lembra bastante os sons graves, pois impressiona a nossa boca como em movimento de expansão. Esse efeito é mais notável com a Glicose, que é o açúcar que contribui decisivamente para a percepção de corpo. Como é uma molécula com discreta polaridade, estabelece ligações sutis com a da água, fazendo com que uma bebida nos passe a percepção de ser encorpada.
Por outro lado, o gosto Ácido, comumente desempenhado pelo ácido cítrico no caso do café, tem comportamento similar ao do som agudo, sendo mais direcional e vibrante.

Para facilitar a compreensão desses mecanismos, criei faz alguns anos estes ícones da percepção dos gostos:

  O gosto ácido se assemelha ao movimento de uma corredeira devido ao estímulo às glândulas salivares submandibulares, que se localizam abaixo da nossa mandíbula. Já o gosto salgado é estabelecido principalmente pela presença do Sódio, que é percebido pelas papilas que estão na língua, se assemelhando a uma tensão unidirecional no sentido de cima para baixo.

Um café bacana é equilibrado, tal qual uma excelente reprodução de som. Tudo deve estar em seu devido lugar!
Som muito estridente é sinal de exagero de agudos e, muitas vezes, falta de registros sonoros graves. Em contrapartida, uma reprodução sem agudos fica como que abafada, tornando a audição sofrível.

Assim como estamos curtindo um belo som, apreciar um excelente café é poder perceber equilíbrio, que seja encorpado, adocicado e com acidez sem ser gritante, além de outras notas que podem dar um colorido todo especial à experiência!