Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

HISTORIA

Brasil Barista Cup: Copa Barista 2008

Thiago Sousa

E o Brasil definitivamente está na estrada dos Cafés Especiais e dos eventos do Novo Mercado!

Durante o 3. Espaço Café Brasil, parte da FISPAL 2008, que é uma das mais importantes feiras da indústria de alimentos do mundo, de 23 a 26 de junho, o evento que conseguiu chamar a atenção de todos foi a COPA BARISTA.

Com regras baseadas no WBC – World Barista Championship (Concurso Mundial Barista), a Copa envolveu 24 profissionais de diversas cidades brasileiras, agrupados em duas chaves onde competiram entre si até a eletrizante final.

Cada embate, com dois baristas, tinha um juri composto por dois juízes técnicos, que avaliaram os aspectos relacionados ao uso correto do moinho e da máquina de espresso, além da organização da estação de trabalho, equatro juízes sensoriais, incumbidos de avaliarem os aspectos de apresentação e características sensoriais do espresso, do cappuccino e de uma bebida de própria criação a base de café. Na foto ao lado pode-se observar a performance da barista mineira Daniela Capuano, sendo avaliada por Paul Germscheid.

A fase classificatória ocorreu no dia 23, enquanto que as oitavas de final se desenrolaram ao longo do dia 24. Porém, a temperatura começou a subir no dia 25, quando aconteceram as quartas-de-final, ou seja, oito dos melhores baristas brasileiros se apresentaram para definir os quatro semi-finalistas.

A grande final, que fechou vibrantemente a terceira edição do Espaço Café Brasil, foi entre o carioca Léo Moço, que é o barista do Rubro Café, e a Tatiane Rodrigues, de Campinas, SP, representando a Cafemaq.

O duelo final foi muito emocionante, pois ambos foram os baristas com melhor performance ao longo da Copa, evidenciados pela elevada pontuação que ambos atingiram também nesta última.

Cada barista, para preparar e servir os espressos,cappuccinos e bebidas, tinha cronometrados 15 minutos, tempo no qual, também, deveria manter a estação limpa e organizada. Ou seja, um misto de rapidez, eficiência, domínio técnico, controle dinâmico e sensibilidade na escolha do blend de café, juntamente com criatividade para elaboração de uma bebida que mantivesse o sabor do café como referência, foi a combinação para o grande vencedor.

E o grande campeão foi o barista carioca Léo Moço, que em sua perfomance final foi perfeito em alguns quesitos, principalmente no cappuccino, segundo alguns juízes sensoriais. Mesmo terminando sua apresentação com 5 segundos de atraso em relação à Tatiane, pelo excepcional trabalho, Léo conseguiu reverter o resultado.

Fez juz ao prêmio final, composto também por uma belíssima máquina S1 da La Spaziale, aqui entregue pessolamente aos dois finalistas pelo Presidente da La Spaziale, Mr. Mauricio Macagnani.

Nesta foto, os Quatro Grandes Baristas da Copa(a partir da esquerda): Daniela Capuano, de Belo Horizonte, MG, Otávio Linhares, do Lucca Café, de Curitiba, PR, eu, seu Coffee Traveler, o campeão Léo Moço, do Rubro Café, Rio de Janeiro, RJ, e Tatiane Rodrigues, da Cafemaq, de Campinas, SP.

Prestaram bem atenção?

Cada um deles veio de uma cidade diferente, demonstrando que o Brasil, hoje, possui excelentes profissionais nos mais diversos locais.

Esta foi a grande revelação desta Copa Barista!!!

Ou seja: Senhores consumidores, sejam mais exigentes…