Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

HISTORIA

USBC – Kyle Glanville Campeão

Thiago Sousa

Depois de um tempinho fora do ar, estou retornando para comentar sobre vários assuntos da minha última viagem. E o primeiro deles é o USBC- United States Barista Championship (Campeonato Barista dos Estados Unidos).

Foi um dos campeonatos mais competitivos dos últimos anos!

Como sempre, este campeonato acontence paralelamente à Convenção e Feira da SCAA, que este ano foi em Minneapolis, MN, durante os dias 02 e 05 de maio.

Nos dois primeiros dias foram feitas as provas preliminares com 50 candidatos, mostrando, inclusive, uma tendência que considero sem volta: muitos dos baristas são de times de Torrefações e não apenas de cafeterias.

É um claro sinal de que a indústria já compreendeu a importância desse tipo de profissional dentro da cadeia do café para cooptar novos consumidores. É como digo, todos possuem papel de grande relevância e bons trabalhos sempre permitirão o crescimento desse incrível mercado.

Nesta primeira foto, temos os TOP 6 de 2008. Da esquerda para a direita: Heather Perry (Coffee Klatch), Pete Licata (PT´s Coffee), Nick Griffith (Intelligentsia Coffee & Tea), Kyle Glanville (Intelligentsia Coffee & Tea), Chris Baca e Drew Cattlin (ambos do Ritual Coffee Roasters).

A final no dia 05, que coincidiu com o fechamento da Feira, foi eletrizante.

E o campeão foi o Kyle Glenville, que fez uma apresentação impecável e deu um grande show.

Agora uma bela notícia: dos 6 finalistas, 3 estavam usando cafés brasileiros, sendo que um dos baristas do Ritual, Nick, chegaram a utilizar 100% Brasil do produtor Reginaldo Silvoni da micro-região de Coromandel, no Cerrado Mineiro. Kyle, em sua apresentação nas semifinais, utilizou como base de seu espresso um café produzido pela família da Mariana Veloso em Carmo do Paranaíba, também no Cerrado.